Este blog é destinado a todos que amam A infalível, Inerrante e Genuína Palavra de Deus. Aqui você vai encontrar reportagens, mensagens bíblica expositivas, noticias, vídeos, reflexões, artigos, subsídio da escola bíblica dominical...tudo isso como intuito de edificar sua fé. "...Andamos por fé e não por vista ! (2 Co 5.7) ".
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
O CALVINISMO E A SUA ATUAL INFLUÊNCIA NO PENTECOSTALISMO ASSEMBLEIANO BRASILEIRO
Ao longo da História da Igreja alguns esquemas teológicos foram elaborados com o propósito de sistematizar e preservar a sã doutrina, defendendo-a assim das heresias.
Em se tratando da doutrina da salvação, dois arcabouços teológicos ganham destaque: o arminianismo e o calvinismo. O calvinismo é a tradição teológica da qual o reformador protestante João Calvino (1509-1564) é o proponente mais famoso. Já o arminianismo clássico é oriundo do movimento de oposição à perspectiva de salvação dos reformados calvinistas, que foi iniciado pelo teólogo e pastor Holandês Jacó Armínio (1569-1609).
A doutrina da salvação adotada pelas Assembleias de Deus no Brasil e pelas Igrejas Batistas é basicamente arminiana. O calvinismo é adotado principalmente pelas Igrejas Presbiterianas e Congregacionais.
Nos últimos anos a teologia reformada calvinista ganhou espaço e notoriedade no cenário nacional. Destaco particularmente, dentre tantas, as seguintes razões:
- A Publicação de excelentes livros no campo da teologia em geral (é importante salientar que em vários pontos a teologia reformada calvinista concorda com outros sistemas teológicos)
- A Publicação de diversos livros propagando a teologia reformada calvinista
- A Organização de eventos de grande impacto e público com a participação de teólogos e pastores reformados calvinistas
- A relevância nacional das instituições de ensino superior e teológico das igrejas reformadas
- A propagação do calvinismo nas redes sociais e internet em geral
- O surgimento no Brasil de excelentes expositores da Palavra dentre as igrejas reformadas calvinistas
- A falta de posicionamento da liderança pentecostal assembleiana nacional em relação à teologia reformada calvinista
- A falta de conhecimento entre os pentecostais assembleianos dos fundamentos da teologia arminiana
- A falta de publicação e escassez de obras com conteúdo teológico arminiano
Diante dos fatos aqui exposto, em se tratando da doutrina da salvação (soteriologia), obreiros e irmãos pentecostais assembleianos estão absorvendo e adotando a teologia calvinista. Diversos deles já me confessaram isso pessoalmente, enquanto outros passaram a congregar em igrejas reformadas.
Os órgãos oficiais das Assembleias de Deus no Brasil, juntamente com a liderança nacional e regional da igreja, precisam dar uma resposta diante do atual cenário, para que a razão de ser de nosso sistema doutrinário e teológico seja amplamente conhecido de todos os membros e congregados da denominação.
Em suas publicações literárias, nas Escolas Bíblicas de Obreiros e Jovens, na Escola Bíblica Dominical, nos cultos de ensino regulares, nas Escolas Teológicas, em todos os demais eventos e espaços educativos, nas redes sociais, blogs e sites, o conteúdo e os fundamentos da nossa teologia da salvação precisam ser difundidos.
Tenhamos cuidado com os ventos de doutrina, e sigamos a verdade em amor (Ef 4.11-16).
Altair Germano – Pastor, teólogo, pedagogo, escritor e conferencista. Atualmente é o 1º Vice-Presidente da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE (COMADALPE), Vice-Presidente do Conselho de Educação e Cultura da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário